terça-feira, 7 de junho de 2011

“Toma filho... Tá tão gostoso!”


Não minta... com certeza, alguma vez você já se viu falando essa frase para o seu filho na hora do remédio: “Toma filinho, tá tão gostoso!”.

É, sabemos bem como é difícil convencer os pequenos a tomarem as medicações necessárias. Se até para nós adultos é horrível ter que ingerir aqueles gostos amargos e fortes sem fazer careta, imagine para os nossos anjinhos!?

Com careta ou sem careta, o fato é que a medicação precisa ser feita. Mamãe, você precisa ser forte e resistir ao biquinho ou choro desse pequeno manipulador de coração de mãe.

Calma, o seu filho não vai te odiar por isso e nem vai te ver como a bruxa malvada que o faz sofrer.

Inverta a situação a seu favor, encontre meios de fazer a medicação de forma que seu filho encare a situação com prazer (ou pelo menos com menos sofrimento).

Veja as dicas:

- Caso não corte o efeito da medicação, misture-a a outros alimentos coloridos, como sucos de frutas, iogurtes ou até alimentos sólidos;

- Um período antes do horário da medicação, estimule seu filho com brincadeiras, deixando-o alegre e bem humorado, introduzindo então o remédio de forma lúdica (dance, finja que experimentou o remédio e que este está uma delícia);

- Uma seringa para que a dose seja rápida é também uma opção. Mas converse com a criança primeiro, mostrando que o remédio acabará rapidinho e logo ela vai sarar;

- A homeopatia pode ser uma boa opção também para determinadas situações (consulte o pediatra antes disso);

- E, por fim, a velha e boa conversa (para os de mais idade) é uma excelente saída. Dialogue com seu filho, mostrando que aquilo é necessário para que ele seja forte e saudável, que logo não precisará mais dos remédios, e que ele pode experimentar tomando-os sem ser forçado, mas por “iniciativa” dele próprio.

Ficam aí as dicas para acabar com a guerra na hora do remédio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário