segunda-feira, 23 de maio de 2011

Sentimentos conflitantes nos primeiros meses de vida do bebê


Ser mãe é realmente uma dádiva divina. O ato de carregar por nove meses no ventre uma vida que é fruto do seu ser - e mais, ser responsável pela sobrevivência e evolução desse seu pedacinho projetado fora de si no mundo - é de uma grandeza inexplicável.

Porém, apesar de toda a magnitude que é ser mãe, nossa sociedade tem uma visão idealizada sobre a maternidade, o que ocasiona em uma pressão sobre a mulher de que ela precisa se sentir plena e absolutamente realizada com a condição de mãe.

Caso contrário, se em algum momento você se pega questionando sobre algum ponto da maternidade, com emoções conflitantes do tipo “Quero minha vida de volta!”, você pode ser vista como uma egoísta, insensível ou desnaturada.

O pior é que muitas mães, se não bastasse todas as dificuldades da maternidade, à volta desses questionamentos se culpam por tais sentimentos de negação, que na realidade são naturais e até esperados.

 Especialistas alertam que confusões, dúvidas e medos muito acometem as mulheres logo ao nascimento do bebê por ser este um período conturbado, afinal, são muitas as transformações na rotina e na vida da mulher: novos horários, afazeres, agenda, exigências, enfim, uma nova vida à espera da mulher.

Muita calma nessa hora. É preciso ter humildade e paciência para aceitar que as coisas vão se encaixar e que a nova rotina, apesar de inicialmente aponta o contrário, pode ser agradável e gratificante. Não se autoflagele: aceite sem culpa esse turbilhão de sentimentos desagradáveis pelos quais você está passando, e, aos poucos, você encontrará meios de amenizá-los, até eliminá-los por completo.

Dicas: Permita-se, não abra mão de fazer algo só para você de vez em quando (como ir com a amigas ao shopping), sem sentir culpada por não incluir o bebê no programa. Para isso conte a ajuda de terceiros, não tenha receio em pedir uma forcinha para o marido, a mãe ou a sogra na hora de olhar o bebê. Tenha em mente que o “momento complicado” do peqeuno, que é mercado pelos primeiros meses de vida, é transitório: cólicas e sono inconstante fazem parte de uma fase. Não se compare a outras mães e nem cobre autoperfeição, a experiência levará a resultados cada vez mais satisfatórios. E, o mais importante, não desista de seus objetivos: adiar não significa desistir, mas, ao contrário, aproveite a pausa para reorganizar suas ideias e planos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário