terça-feira, 24 de maio de 2011

A importância do cálcio na gravidez



Ainda na barriga da mãe, o bebê demanda uma grande quantidade de cálcio para suprir suas necessidades básicas. Além de regular processos do organismo materno diretamente relacionados à gestação (como a coagulação sanguínea e o fluxo de nutrientes para o bebê), o cálcio influencia na formação do bebê.

Apesar de não se saber ao certo a quantidade que o feto é capaz de absorver deste mineral ainda na barriga da mãe, sabe-se que o cálcio contribui para a formação de ossos, dentes e músculos do bebê, regula funções como o batimento cardíaco, além de prevenir malformações e raquitismo.

Também, está comprovado, este nutriente reduz as complicações ligadas à pré-eclâmpsia, doença que ocasiona o parto pré-maturo podendo levar à morte a mãe ou o bebê.

Contudo, fica evidente que a ingestão de cálcio na gestação tem uma importância enorme, inclusive muito maior do que muitas mães o dão. Pelo fato de não poderem (por restrições médicas) ou não ter o hábito de consumir em grandes porções o leite e seus derivados (queijos, iogurtes etc.), muitas mães negligenciam o consumo do cálcio.

Porém, alternativas que não os laticínios, como sardinha em lata, feijão, couve, brócolis e gergelim, também são fontes riquíssimas em cálcio e muito saudáveis à dieta da gestante. Fique atenta, converse com o seu nutricionista e saiba quais os alimentos mais adequados e as porções necessárias à sua dieta!
Garanta boa saúde e bem-estar para você e seu bebê!


Nenhum comentário:

Postar um comentário